Dez dicas para harmonizar mente e corpo em um “Relaxamento Ativo”

Confira a seguir as dicas para alcançar o equilíbrio entre corpo e mente a partir de um relaxamento ativo:

 

1. Respire para dar tempo de recuperar suas faculdades de raciocínio, desfazendo o curto-circuito emocional (sistema límbico) e convocando suas faculdades corticais mais elitizadas.

 

2. Não julgue suas emoções. Se você criticar suas emoções, jamais será capaz de entendê-las. As emoções crescem a partir de uma interpretação e se transformam em impulsos e precisam ser compreendidas. (Orientação Fred Kofman)

 

3. Elimine a “Postura do Deveria”. / Eu deveria ser, ter dito, ter feito, ela deveria etc. / “Ele ou” … Esses pensamentos geram sentimentos de frustração e culpa, e consequentemente estresse. (Orientação Fred Kofman)

 

4. Não vá para o ritmo e o tempo do outro. Permaneça no seu ritmo e tempo, se ele for eficiente e confortável para você. Caso contrário ficará ansioso.

 

5. Pratique respiração consciente. Inspire profundo e expire suave, ativando seu Sistema Parassimpático e facilitando a atuação de relaxamento no corpo. Pratique fora das situações de estresse, porque quando elas ocorrerem já estará treinado.

 

6. Mantenha-se consciente de seus pensamentos e emoções cortando ou diminuindo a influência de ciclos negativos através de uma postura de “distanciamento/testemunha”.

 

7. Use a imaginação criativa positiva: seu grande poder mental para pensamentos e imagens. Lembre-se que a vibração de suas criações mentais percorrem todo o seu ser.

 

8. Refugie-se no “aqui e agora”. No momento do “agora” não existe ansiedade, existe um estado de presença que flui em cada momento.

 

9. Esteja consciente da economia e reabastecimento de sua energia. / Em que você quer e pode gastar sua energia nesse momento? / O que significará isso amanhã?

 

10. Ouça seu corpo. Ele possui uma sabedoria autêntica e natural. Sinais de desconforto ou conforto são mensagens importantes. Quando tomar alguma decisão pergunte ao seu corpo: “O que você sente a respeito disso?” (Orientação Deepak Chopra)

Berenice Kuenerz

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